segunda-feira, 1 de novembro de 2010

CONHEÇA O TRABALHO DO DESIGNER GRÁFICO MARCELO PLIGER!

http://pliger.net/blog/

 Olhem e curtam esta MA-RA-VI-LHA, da arte gráfica do jornalismo moderno, acessando o link acima!!!


25.Dez O destino do planeta em jogo 1 comentário

DSC05764.JPG
A Folha publicou um caderno especial sobre a conferência do clima em Copenhague. Fiquei  incumbido de criar as infografias e além dos costumeiros mapas e gráficos, decidimos inventar um jogo que mostrasse ao leitor as dificuldades de um consenso para reduzir a emissão de gases poluentes.
De acordo com o relatório do IPCC, há um limite de 1 trilhão de toneladas de CO2 para despejarmos na atmosfera até 2050. Esse número está representado em cartelas de carbono que o leitor deve recortar. Os jogadores usam dados para definir quantas casas andar. Cada casa representa um país e cada vez que ele cai num desses países, emite cartelas de carbono correspondentes às emissões reais do lugar. Com o tempo, as cartelas vão se acumulando no planeta desenhado no centro do tabuleiro. Algumas casas indicam ações de mitigação e retiram do planeta os gases nocivos. Cartas da sorte mostram acontecimentos cronológicos que influenciaram o avanço das negociações. Tudo foi baseado em fatos e dados reais. O objetivo da brincadeira é impedir que o planeta receba a quantidade limite de carbono, se isso acontecer, a temperatura da Terra pode subir até oito graus. Apesar das pessoas jogarem individualmente, o jogo não tem um vencedor único. Se 1 trilhão de toneladas de CO2 forem colocados no planeta, todos perdem.
clima jogo.jpg
O projeto gráfico do caderno é do designer Ricardo Davino, que teve a excelente idéia de chamar a artista plástica Nele Azevedo para produzir a imagem da capa que você pode conferir clicando nas imagens aqui em baixo.
clima capa.jpg  clima datafolha.jpg

1.Nov caminho profundo - prata no malofiej 2010 comente

presaldificil.jpg
As comemorações relativas à descoberta do megacampo petrolífero de Tupi disfarçam o imenso desafio que será extrair petróleo de um lugar tão fundo. Serão cerca de 7.000 metros de poço. Se no campo de Jubarte a Petrobrás levou anos para atravessar pouco mais de 300 metros de sal, agora terá mais de 2 quilômetros do mineral pela frente. O sal corrói os equipamentos, entope as tubulações e é instável.
No infográfico acima procuramos mostrar o aprofundamento das extrações ao longo dos anos e onde estarão as maiores dificuldades para fazer Tupi jorrar petróleo.Há também informações sobre como se formou a camada de sal e qual o volume produzido por cada campo.
Esse info teve início com um exercício realizado pela 8ª turma de treinamento gráfico da Folha, em 2008. Cerca de um ano depois, usei os dados e os mesmo princípios para refazê-lo. Bruno Nogueira, Marcela Souza, Simon Ducroquet e Tommy Pissini, trainees na época, são hoje meus colegas na redação. Para conferir a versão do exercício que eles fizeram e a que eu tive acesso, basta clicar na miniatura abaixo.
treinamento.jpg

11.Ago Desencavando a guerrilha comente

corposaraguaia.jpg
com 35 anos de atraso, o governo brasileiro ordena a busca pelos cerca de 60 desaparecidos durante a guerrilha do Araguaia. A falta de informações claras sobre as circunstâncias de cada morte e o longo tempo em decomposição dificultarão o trabalho dos pesquisadores. Fiz esse infográfico para acompanhar a matéria do repórter Pedro Dias Leite que esteve com as equipes de busca, no local, por cerca de duas semanas.
araguaiadesenho.jpg

26.Jul Parafernália pró-vício comente

cigarrroeletronico.jpg
A maquininha fornece uma quantidade de nicotina e sabor semelhante ao cigarro comum com a vantagem de produzir névoa no lugar de fumaça. O que os fabricantes não falam, é que se trata de uma espécie de desodorante acionado eletronicamente. Quando você “fuma” o cigarro robô, há um sensor que borrifa a solução química na sua boca. De acordo com os primeiros testes, essa solução é comprovadamente cancerígena. Montei esse infográfico para explicar como o badulaque funciona.

20.Jul Na Lua, há quatro décadas comente

luaciencia.jpg
Há dez anos atrás, quando o mundo comemorou 30 anos do primeiro pouso na Lua, a Folha publicou um extenso caderno especial. Uma década mais tarde, com a alta do preço do papel e a redução do tempo de leitura, a matéria foi enxugada para quatro páginas do caderno Mais! (desenhado por Renata Buono) e, no dia seguinte, uma página do caderno Ciência. Fui incumbido de produzir as infografias que você vê aqui. Todas as informações foram retiradas do excelente arquivo on line da Nasa. Desde o sistema de desmontagem dos foguetes ao trajeto da primeira caminhada no satélite. Este, aliás, um excelente esquema elaborado pela agência espacial americana que eu procurei tornar mais claro identificando o caminho de cada astronauta e aplicando o percurso sobre uma imagem real do exato terreno onde a Apollo 11 pousou .
luapouso.jpg
luamais.jpg

lua19692020.jpg


6.Jul gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, eu e você comente

Mapas podem ser divertidos sem perder sua capacidade de informação. A Parada do Orgulho GLBT é uma festa divertida e louca que reúne mais de 3 milhões de pessoas em São Paulo anualmente. Fiz esse mapa para uma página da Folha, indicando, além do trajeto da passeata, as rotas alternativas para o trânsito de carros.
paradagay2009.jpg

6.Jun Palestra no Lide 2009 comente

Infografia foi o tema do primeiro LIDE, encontro de profissionais de design editorial que aconteceu no dia 23 de maio na Editora Abril. O pessoal da organização pediu para que o Eduardo Asta e eu falássemos sobre o infográfico do caso Isabela que produzimos em 2008 e que ganhou uma medalha de prata no Malofiej do ano seguinte.
Fizemos um levantamento da cobertura do caso na mídia e decidimos incluir, com uma certa dose de teoria, os motivos que nos nortearam no desenvolvimento do info. O engraçado foi que as outras palestras giraram também em torno dos mesmos focos: os equilíbrios entre texto e imagem e entre arte e jornalismo.
Também palestraram Alberto Cairo (professor de infografia da Universidade da Carolina do Sul), Rodrigo Ratier (jornalista da revista Nova Escola), Leonardo Aragão (editor de arte do G1) e Fábio Sales (editor de arte do Estado de São Paulo).
Aí abaixo vão os slides da nossa apresentação
caso isabela1.jpg caso isabela2.jpg caso isabela3.jpg caso isabela4.jpg caso isabela5.jpg caso isabela6.jpgcaso isabela8.jpg caso isabela9.jpg caso isabela10.jpg caso isabela11.jpg caso isabela12.jpg caso isabela14.jpg caso isabela15.jpg caso isabela16.jpg caso isabela17.jpg caso isabela18.jpg caso isabela19.jpg caso isabela20.jpg caso isabela21.jpg caso isabela22.jpg caso isabela23.jpg caso isabela24.jpg caso isabela25.jpg caso isabela26.jpg caso isabela27.jpg caso isabela28.jpg caso isabela29.jpg caso isabela31.jpg caso isabela32.jpg caso isabela33.jpg caso isabela34.jpg caso isabela35.jpg caso isabela36.jpg caso isabela37.jpg caso isabela38.jpg caso isabela39.jpg caso isabela40.jpg caso isabela41.jpg caso isabela42.jpg caso isabela43.jpg caso isabela44.jpg caso isabela45.jpg caso isabela46.jpg caso isabela47.jpg caso isabela48.jpg caso isabela49.jpg caso isabela50.jpg caso isabela51.jpg caso isabela52.jpg caso isabela53.jpg caso isabela54.jpg caso isabela55.jpg caso isabela56.jpg caso isabela60.jpg caso isabela62.jpg caso isabela63.jpg caso isabela64.jpg caso isabela65.jpg caso isabela66.jpg caso isabela68.jpg


4.Mai Malária mutante 1 comentário

malariaciclo.jpg
Essa infografia mostra que o ciclo de reprodução do vírus da malária acontece parte no corpo humano, parte no corpo do mosquito transmissor. Isso permite o intercâmbio de genes de diferentes parasitas e facilita mutações que tornam o vírus resistente à medicamentos. Foi publicada no caderno de ciências da Folha, junto com um mapa que mostra a redução mundial das áreas onde a doença ocorre.
malariapag.jpg


3.Abr caso isabela nardoni - prata no malofiej 2009 8 comentários

isabela malofiej.jpg
Eduardo Asta e eu recebemos uma prata no Malofiej 2009 por essa infografia sobre a reconstituição do caso Isabela Nardoni publicada em abril de 2008 na Folha. Por alguns meses, o caso tornou-se uma obsessão na mídia brasileira e a reconstituição do crime foi acompanhada ao vivo em todo país.
Dois dias antes, fiz uma lista com todos os dados que tínhamos até então e selecionamos os pontos chave que fundamentavam a acusação de que o pai e a madrasta teriam sido os responsáveis pela morte da menina.
Visitei o local do crime um dia antes da rua ser interditada e tomei notas de detalhes que fossem importantes para a resolução do caso. No dia da reconstituição, todas as atenções estavam focadas na boneca que simulou a queda e na cronometragem das versões da polícia e dos acusados. A versão apresentada pelo casal era imcompatível dentro dos 12 minutos que separavam a chegada da família ao prédio e a queda da menina.
nardonirascunho2.jpg nardonirascunho.jpg
O Malofiej é o maior prêmio mundial de infografia e acontece anualmente em Pamplona, na Espanha. O New York Times foi o grande vencedor desta 17ª edição, acumulando os prêmios de melhor infográfico e melhor mapa. Entre os brasileiros, a Folha foi o único jornal premiado. A revista Superinteressante recebeu medalha de prata na categoria on-line. As revistas Nova Escola e Mundo Estranho levaram bronzes.

31.Mar no coração da antártida 2 comentários

lago vostok.jpg
Esse foi um produto muito especial dentro da Folha de São Paulo. Dois dos melhores profissionais da casa, o colunista Marcelo Leite e o fotógrafo Toni Pires, acompanharam a primeira missão científica brasileira no interior do continente gelado por 14 dias. O produto final foi uma revista que circulou encartada gratuitamente no jornal.
Cláudio Ângelo e Marília Scalzo foram os editores que encararam o desafio de filtrar milhares de fotos e informações para as 66 páginas da revista sem que isso comprometesse a profundidade e a abrangência da reportagem.
As designers Thea Severino e Adriana de Mattos compraram a briga de elaborar um projeto gráfico que mantivesse um equilíbrio elegante entre as ótimas fotos e os textos saborosos. Isso sem falar no desafio de criar ritmo com imagens que são na sua maioria monotonamente azuis, cinzas ou brancas.
Fiquei por conta de produzir as 15 infografias (contando apenas as publicadas) e mais o mapa-poster que acompanhou a revista. Para tudo isso, contei com a ajuda do jornalista Flavio Dieguez. Veja abaixo algumas das páginas:
capa.JPG antartica 8.JPG antartica 10.JPG antartica 12.JPG antartica 14.JPG antartica 16.JPG antartica 20.JPG antartica 23.JPG antartica 34.JPG antartica 36.JPG antartica 42.JPG antartica 46.JPG antartica 48.JPG antartica 52.JPG antartica 54.jpg antartica poster1.JPG antartica poster2.JPG antartica poster3.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário