sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MEDITAÇÃO E TAI CHI, 'REMÉDIOS' MIRACULOSOS!



 Até o Ministério da Saúde incentiva os postos de saúde  a oferecerem a técnica de meditação para seus pacientes
                                         
                                                       por Gladis Maia
  
    Apesar de serem evidentes os benefícios, a Ciência  ainda não consegue entender completamente como a  meditação age no sistema nervoso. Uma das dificuldades  é o fato de não serem possíveis testes com modelos  animais.  Dra.Elisa Kozasa, da Unifesp.
Há cerca de quatro, cinco anos a agência do governo dos EUA responsável pelas pesquisas médicas (NIH) reconheceu formalmente a meditação como prática terapêutica que pode ser associada à medicina convencional.

No mesmo ano, 2006, o Ministério da Saúde aqui no Brasil baixou uma portaria que incentiva também a sua prática, nos postos e hospitais públicos brasileiros.

Essas ações governamentais são sinais da tendência de encarar a meditação não simplesmente como prática de bem-estar, que faz bem apenas à mente e ao espírito.

 Parar diariamente alguns minutos para se concentrar e se desligar do turbilhão de pensamentos que ocupam constantemente nossas cabeças também ajuda a manter a saúde física, sem contar os benefícios acarretados à mente e ao espírito.

Na cidade de São Paulo, 70% dos postos de saúde oferecem além das atividades da chamada medicina tradicional, acupuntura, tai chi chuan e meditação.

Relativamente recentes, as pesquisas sobre o assunto começaram nos anos 70. Os artigos científicos sobre o tema relatam, entre outros benefícios, que meditar previne e combate a depressão, a hipertensão arterial, a dor crônica, à insônia, a ansiedade e os sintomas da síndrome pré-menstrual, além de ajudar a reduzir a dependência de drogas.

Esses estudos mostram que a meditação reduz o metabolismo - os batimentos cardíacos e a respiração ficam mais lentos - e o consumo de oxigênio pelas células cai. É isso que dá a sensação de relaxamento e tranqüilidade.

As mesmas pesquisas sugerem que a prática também interfere no funcionamento do sistema nervoso autônomo, que é responsável, por exemplo, pela liberação dos hormônios como a noradrenalina e o cortisol, durante os momentos de stress.

A duração dessas "reações de alarme" são mais curtas, nas pessoas que meditam; a pressão do sangue e a força de contração do coração ficam alteradas por pouco tempo, comprometendo menos a saúde.

O obstetra Roberto Cardoso, autor de “Medicina e Meditação - Um Médico Ensina a Meditar”  diz que muitos profissionais de saúde ainda têm preconceitos, mas que isso deve mudar, brevemente. A meditação começa a trilhar os passos da acupuntura, que já é um recurso reconhecido pela classe médica.     

No Brasil, a instituição que mais estuda o tema é a escola médica da Unifesp, que vem ajudando a apagar a imagem religiosa e mística que normalmente se tem das pessoas que meditam.

A meditação não precisa ser necessariamente ligada a uma crença oriental. Para que ela cumpra seu papel de medicina complementar e preventiva, o psicólogo José Roberto Leite, da Unifesp, explica que ela deve ser diária e constante. Segundo especialistas, as mudanças podem ser sentidas logo nas primeiras semanas de prática.


  
TAI CHI CHUAN & SAÚDE

Estudos recentes, realizados por médicos americanos de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, têm comprovado que o Tai Chi Chuan constitui um ótimo coadjuvante nos tratamentos médicos: regula a pressão sangüínea, fortalece as articulações e tendões, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico.

Acabamos sabendo então porque na China milhares de pessoas de todas as idades se juntam nos parques das cidades todas as manhãs, bem cedo, para praticar esta graciosa arte: com o objetivo de melhorar sua forma física e mental.                                                      

Estudos publicados no ocidente e no oriente mostram que mesmo sendo um tipo de exercício de baixa velocidade, o Tai Chi Chuan ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma das pessoas, além de aliviar os estados depressivos.

Aqueles que praticam esta arte marcial, consistentemente, têm uma vida diferente, especialmente quando chegam aos 80 e 90 anos de idade. Seus ossos são fortes, as articulações são flexíveis, não sendo doloridas ou rígidas. Suas mentes não divagam; eles permanecem alertas, conscientes, com grande capacidade de concentração. Seu coração é forte e bate calmamente e seus corpos têm uma grande força interior que previne todas as enfermidades.

O Tai Chi é freqüentemente prescrito como um tratamento à um sem número de doenças e condições dolorosas. É excelente como  exercício para alongamento. Através de gestos suaves, que lembram uma dança, combinados com uma respiração correta e fácil de fazer, o Tai Chi Chuan mexe com todo o corpo, acalma a mente, alivia momentos de tensão, promove o estado de bem estar geral físico e, principalmente, emocional.

Saiba que até temperamentos explosivos podem ser suavizados, inseguranças diluídas, o desgaste à toa pode evaporar-se a partir de um novo jeito de viver a vida com a prática do tai chi chuan. Se ele não extermina, pelo menos traz maior suavidade para as dores do corpo e da alma! 

   
 A busca do equilíbrio e do progresso e a conexão com o Universo está impressa na essência dos seres e do próprio Universo. Deixo um especial convite: arrisque-se, descubra-se, despoje-se, releia sua alma, aprenda sobre o real e o ilusório, através do Tai Chi Chuan. Esta prática fez maravilhas por mim, pode funcionar para você também!
                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário