quarta-feira, 8 de junho de 2011

QUE AVANCE A GENÉTICA, MAS TAMBÉM AS LEIS DA SOCIEDADE E SEUS CÓDIGOS DE ÉTICA, POR GLADIS MAIA.

 “Na globalização (movimento históricocaracterizado pelo avanço  da economia de mercado no planeta) a competitividade aumentanas áreas em que há produção tecnológica e intelectual e o conteúdo adquire maior importância. A globalização aniquila a capacidade de ação dosmenos privilegiados econômica e politicamente,desemprega e, em última instância, exclui, por promover a desigualdade.” (Cláudia Werneck in Ninguém mais vai ser bonzinho na sociedade inclusiva)


 
  A conquista tecnológica alcançada pelo homem é inegável. Questionável tem sido – e dia a dia torna-se mais imperioso que o seja – é a utilização que vem sendo  feita de todo este arsenal tecnológico, bem como o fato de certas  áreas terem sido sistematicamente   preteridas nos  estudos dos cientistas,  em favor de outras. Quando estes estudiosos vão pensar em servir com seu trabalho, com suas descobertas ao convívio humano, para  ele  se torne mais harmônico e a relação homem-vida mais pacífica e solidária? 
Quando os cientistas, de todas os campos, vão se dedicar a calar a ganância de uma minoria, em prejuízo da maioria? Até quando veremos crescer a diferença entre os ricos mais ricos e os pobres mais pobres no mundo?  Até quando os povos vão se degladiar por dinheiro, ainda que travestidos de idéias religiosas e de liberdade e outros que tais assemelhados? Até que a corrida armamentista nos leve a hecatombe?


Vimos o homem viajando pelo cosmos, montando plataformas além-terra,  numa vertiginosa corrida espacial, rumo ao desconhecido, na tentativa de desvendar o mistério da Criação,  investindo nisto muito  cérebro e dinheiro,  enquanto,  bem perto dele, multidões morrem  de fome, sarampo  e  verminose... Assistimos o Projeto Genoma detalhar o homem em seu menor pedaço, o gene, para descobrir nossa herança genética, detalhar o DNA e mapear as síndromes cromossômicas, entre outras finalidades. Vimos os cientistas estudando desde a ansiedade ao alcoolismo, passando pelo homossexualismo e indo  do prazer à paixão... 


  A genética vem libertando o homem do psicologismo que atribuía a culpa das tendências individuais dos filhos aos pais. Já é possível, mesmo durante a gestação de um bebê, prever-se algumas moléstias que poderão vir a matá-lo  50 anos mais tarde. A partir de amostras de sangue já é possível constatarmos a predisposição para cinco tipos de câncer: mama, ovário, cólon, tireóide e pele. A fenotipagem genética, em pessoas de qualquer idade, pode identificar a propensão ao infarto e ao mal de Alzheimer. Outro tipo de exame genético prevê se o homem corre o risco de câncer de próstata, e por aí vai ...
 A própria cura do câncer e da AIDS estão muito mais próximas do que é divulgado diuturnamente. Este tipo de avanço científico é calado pelos enormes conglomerados da indústria química mundial, que até financia a pesquisa, mas que  a deixa progredir somente até o ponto em que não prejudique seus negócios,  imensamente lucrativos,  da venda das drogas que fabrica.
 
A questão, como sempre, passa necessariamente pela educação e pela bioética que,  se não avançar junto com a ciência, a exemplo da clonagem de animais, amanhã acabará investindo maciçamente na criação de uma sub-raça de homens vassalos-robôs-clonados para servirem aos grandes senhores do Capital. A clonagem humana avança a passos largos. Ela está sendo testada em vários países, não se enganem...
 Ao apreender a ler e a interpretar o código genético, o homem pode avançar tanto para o bem como para o mal, basta que não seja ético... Não basta ser inteligente, é preciso ser bem intencionado e culto. Culto na acepção total do termo, que significa:  aquele intelectual atualizado, que atua interdisciplinarmente,  e que sabe de tudo porque tem consciência do quanto sabe pouco. Entende de ciência, de tecnologia e também do homem, e deste último conhecimento não abre mão, em hipótese alguma.  E mais, está sempre aberto a ampliá-lo, ouvindo para isto todos os envolvidos com uma questão. Seu paradigma, por isso mesmo, é holístico. E é nessa dimensão que a criança e os jovens precisam ser educados, acima de tudo. Eles precisam conhecer a si mesmo através do - e no - outro.
 O cientista de hoje – e em especial o de amanhã – precisa aceitar com humildade o imponderável, o mistério, o insondável, o aspecto divino que existe em cada um de nós. Cada época tem seu herói, e o herói do século XXI será aquele que se dispuser a colocar o seu conhecimento, as suas descobertas, a serviço do homem, enquanto espécie que precisa ser reverenciada e dignificada. Chagas como a fome, a miséria, o analfabetismo e a guerra precisam ser erradicadas do nosso planeta, antes que o destruamos.
 
 Olha para trás e para os lados e vê - com os olhos e o coração bem abertos - o que estamos fazendo como os nossos semelhantes. Animal algum merece viver dos nossos restolhos. A vida é infinita e o que deixamosde fazer pelo próximo hoje deixará de ser feito amanhã. Mesmo que não creias em outras vidas, a tua se estenderá, se propagará,  através de teus descendentes. Se não por amor, por solidariedade, age pelo narcisismo de quereres saber que os teus estarão bem, quando te fores, e de carona os seus companheiros de época... Pensa nisto. Namastê!
NOTA: as fotos que ilustram esta matéria foram retiradas da internet, onde seus autores não estavam identificados, embora algumas se saiba que são de Sebastião Salgado, por serem por demais conhecidas. Obrigada a todos por me auxiliarem a comunicar minhas idéias. Se alguém se sentir lesado,por favor entre em contato conosco. Email: gladis.maia@terra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário