sábado, 16 de julho de 2011

O INFERNO SÃO OS OUTROS, POR ROSIVALDO TOSCANO JR

Eu também recebi inúmeras vezes o email que o juiz Rosivaldo aborda em seu artigo, e infelizmente vindos de pessoas que sempre considerei do bem, justas, humanitárias... Fiquei muito triste que haja gente que pensa assim e ainda não se considera facista, intolerante, desumana... Também por email recebi hoje o texto que publico abaixo e assino embaixo. Obrigada juiz Rosivaldo por responder por mim aos meus amigos ... Obrigada por ainda podermos contar com juizes da sua estirpe! Gladis Maia 
                                 FONTE:  rosivaldotoscano.blogspot.com/
"Por trás da magnificência de uma toga há, na essência, sempre, um homem, igual a qualquer outro, repleto de anseios, angústias, esperanças e sonhos."

 "Uma amiga me encaminhou hoje um email:
Kit do brasileiro - Vai transar? O governo dá camisinha. Já transou? O governo dá a pílula do dia seguinte. Teve filho? O governo dá o Bolsa-Família... Tá desempregado? O governo dá Bolsa Desemprego. Vai prestar vestibular? O governo dá o Bolsa Cota. Não tem terra? O governo dá o Bolsa Invasão e ainda te aposenta. Resolveu virar bandido e foi preso? O governo dá Auxílio-Reclusão. Mas experimenta estudar e andar na linha pra ver o que é que te acontece! ‘Trabalhe duro, pois milhões de pessoas que vivem do Fome-Zero e do Bolsa-Família, sem trabalhar, dependem de você’. Se você é brasileiro passe adiante.”

Como já dizia Sarte, "o inferno são os outros", mas, ao mesmo tempo, é o reconhecimento da alteridade que nos permite compreender quem somos e onde estamos. Prefiro ver sob esse prima.
Por isso resolvi fazer um pequeno questionário de reflexão, para que possamos ler antes de atacarmos programas sociais:

Já imaginou quantos por cento da população do Brasil: a) mora numa rua calçada, saneada e que não enche nas chuvas; b) mora num bairro com acesso rápido aos meios de transporte, hospitais e escolas e ao lazer; c) sempre teve o que comer em casa; d) tem um plano de saúde; e) um carro na garagem de casa; f) tem uma garagem em casa; g) tem uma casa, no sentido digno da palavra; h) estudou pelo menos o ensino básico em colégios particulares; i) cursa ou cursou Universidade; j) consegue viajar nas férias; k) tem efetivamente férias; l) consegue ir a um cinema; m) e não só ir, como a assistir e a entender um filme legendado; n) teve apoio dos pais na sua criação; o) tem computador em casa; p) tem família que possa pagar, se quiser, um psicólogo para resolver seus conflitos pessoais; q) frequenta shopping centers para compras; r) ganha presentes de Natal?
Como juiz criminal, trabalho todos os dias com as camadas mais fragilizadas da população, uma vez que nesse país só se punem pobres.
Minha opinião: o Brasil tem há mais de quinze anos um dos melhores programas de combate a AIDS do mundo e muito se deve a essa distribuição. Ela é essencial para a população carente e mesmo para aquela que não seja. O importante é evitar a oportunidade de transar sem estar com proteção.
A pílula do dia seguinte também é muito importante, pois nada pior do que ser pobre, engravidar indesejadamente e não ter como evitar.
Bolsa-família não é esmola, é programa de transferência de renda. Você sabia que o Brasil está, num ranking de 175 países, em 167º lugar em distribuição de renda? Somos muito desiguais. Pode soar desnecessário para nós, pois nunca passamos “aperto” de verdade. Mas o programa é muito mais do que esmola, exigindo freqüência a escola e vacinação das crianças das famílias pobres beneficiadas.
Milhões de brasileiros sem emprego não estão assim porque querem. O seguro-desemprego é uma conquista social muito importante e essencial para dar dignidade àqueles que buscam emprego, evitando a marginalização, e aplica-se a casos específicos.

Não existe o bolsa-cota racial. Existe sim a necessidade de resgatarmos a dívida histórica com os afro-descendentes. 
Não existe o bolsa invasão. O Brasil possui uma das piores distribuições de terras produtivas do mundo.
O auxílio reclusão é muito importante para evitar que a família do preso passe fome e descambe também para a criminalidade. Lembre que a prisão é uma pena para quem cometeu o crime e não para sua família. Sem ele, ela também pagará, inocentemente. 
Por falar em bandidos, lembre que há muitos usando terno e gravata, e passeando em carros importados por aí.
O AUTOR DO TEXTO DEFINE-SE EM POUCAS PALAVRAS,
 CONFIRA NO SEU BLOG, PELO LINK ABAIXO:

2 comentários:

  1. Curti muito o texto! muito bem explicado, para calar esses burgueses que não conhecem nada além do seu próprio umbigo!

    ResponderExcluir