quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

DA IMPOTÊNCIA DA IMPRENSA...

 REFLEXÕES A RESPEITO DO PAPEL DA IMPRENSA NAS GUERRAS
"O papel aceita qualquer coisa. O computador também. Temos que ser maduros na hora de escrever os relatos de todos os dias. " (Jornalista Ricardo Noblat, in Dicas da Dad - português com humor, de Dad Squarisi)
 "Como o mundo é legislado e como as guerras começam? Diplomatas dizem mentiras aos jornalistas e, depois, acreditam no que lêem." (Karl Kraus)
   "A pior das instituições se intitula exército. Detesto com todas as forças o heroísmo obrigatório, a violência gratuita e o nacionalismo débil.A guerra é a coisa mais desprezível que existe. Preferia deixar-me assassinar a participar desta ignomínia. No entanto, creio profundamente na humanidade. Sei que este câncer de há muito deveria ter sido extirpado. Mas o bom senso dos homens é sistematicamente corrompido. E os culpados são: escola, imprensa, mundo dos negócios, mundo político." (Albert Einstein, in Como Vejo o Mundo)

"Talvez esteja na hora de o trabalho jornalístico começar a mostrar mais compaixão e menos cinismo. " (H. Eugene Goodwin, jornalista norte-americano in "Procura-se ética no Jornalismo", 1993)
 "Algumas pessoas matam. As outras pessoas se satisfazem lendo a notícia dos assassinatos." (Millôr Fernandes, jornalista, em 1951, na revista O Cruzeiro)
As três últimas fotos são de Sebasstião Salgado e as outras desconheço  a autoria, que pode se apresentrar a qualquer momento. Gladis Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário