terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

INCLUSÃO: ABRA SEU CORAÇÃO E SUA MENTE PARA ESTA IDÉIA CONTAGIANTE!

                                         POR GLADIS MAIA

São as nossas diferenças que nos fazem singulares e enriquecem a humanidade. 
              
 O planeta Terra deve ter atualmente 7 bilhões de habitantes. Destes, cerca de 600 milhões tem uma ou outra deficiência: física, auditiva, visual ou mental. Segundo a OMS, 80% deles  vive  em países em desenvolvimento;  e um terço é formado por crianças. Como na maioria destes  países não há ainda um sistema gratuito de saúde, que atenda a demanda exigida por qualquer tipo de deficiência, a OMS estima que 90% destas crianças não atingirão os 5 anos de idade. 


          Você sabia que ao ser concebido  tinha 3%  de possibilidade de ter nascido com algum tipo de comprometimento, em maior ou menor grau? Mesmo tendo nascido normal,  ao longo de nossas vidas, corremos o risco  de  nos tornarmos deficientes em alguma área,  se tivermos uma a doença debilitante, como a paralisia infantil, a meningite, o diabetes, um derrame cerebral, um aneurisma,  ou  se   sofrermos algum acidente grave, que resulte num AVC. 


           Diante destes dados, é bom olhar com respeito e solidariedade para os PNE, Portadores de Necessidades Especiais, se não por humanidade, porque poderemos estar olhando para o nosso futuro ou de algum descendente nosso, que ainda nem chegou a esta sociedade, que insiste em ser segregacionista e preconceituosa.



            Quem não lembra do ator Christopher Reeve, que interpretava o Super-homem e ficou tetraplégico ao cair de um cavalo? Longe das telas hoje ele é um dos principais ativistas na luta pelo direito à reabilitação de todos os cidadãos que se tornaram deficientes. E do João do Pulo, atleta olímpico brasileiro, que perdeu a perna num acidente de carro? E o compositor e músico Herbert Viana, do Paralamas do Sucesso, que teve aquele acidente de avião ? 
   
             Há ainda outros bem conhecidos nossos: Einstein, que descobriu a teoria da relatividade,  não falou até os 4 anos de idade e só foi ler aos 11.  Bethoven, que deixou-nos uma obra musical das mais valiosas sobre a face da terra, era surdo. Thomaz Edson, o inventor da lâmpada, foi retirado da Escola (que o considerava anormal, por possuir uma cabeça muito grande) e sua mãe passou a ensiná-lo em casa.  



 Aghatha Cristie, a mais famosa escritora policial de todos os tempos, ditava seus best-sellers para um gravador ou para uma secretária, por ser portadora de dislexia. 
 Luiz Brailler, o inventor do método que leva o seu nome, era cego.  O artista plástico mineiro, Francisco Lisboa, conhecido como  Aleijadinho, produziu sua monumental obra com os tocos de mãos (destruídas pela lepra)  enrolados em panos. Evidente que nem todo o deficiente é um gênio, mas entre os ditos normais a percentagem  não é maior. 
        Percebam o quanto é apaixonante o tema inclusão! Nós os  humanos somos seres muito especiais, com ou sem genialidade, e merecemos ser tratados com muito carinho, atenção e solidariedade. Vamos lutar para que a inclusão se instale em todos os recantos da sociedade,  sobremaneira nas escolas, preventivamente, evitando que ainda na infância o preconceito contra seu semelhante já grasse. 

 Lembremos que o conceito de deficiência está diretamente relacionado com as limitações do indivíduo e as barreiras impostas a ele pelo meio ambiente. Pensem nisto! Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário