domingo, 13 de março de 2011

Mulher, potencial de ternura, sutileza e acolhimento. Parte II


Amor é preocupação com a vida e com a evolução daquilo que amamos.  Erich Fromm

            Mas vamos ao assunto que ficou pendente para este post: a atual educação que os meninos vem recebendo de suas super atrapalhadas mães ...  Qual é mesmo a referência do feminino que é oferecida a estes pequenos homens por suas mães?

          É  triste constatarmos – mas já é o começo, a conscientização - que a mulher-mãe, por não ter mais tempo de viver intensamente este papel, normalmente enche-se de culpas e passa a priorizar na educação dos filhos o hábito de dar coisas.


         Como a ligação da mãe com o menino é mais visceral, ela acaba dando muitas coisas materiais ao filho homem,  mais do que às meninas, o que acaba distorcendo o caminho do  desenvolvimento emocional e profissional dele. Se a mulher com quem ele vai se unir, namorar, juntar-se ou casar-se é de outro padrão, ele fica assustado por demais com ela, criando mecanismos de defesa que o fazem até fugir da sua sexualidade, não raramente. As pesquisas também tem revelado isto.


          Por outro lado, o prisma espiritualista reconhece que nas últimas décadas o aspecto feminino na sociedade – em especial no mercado de trabalho – tem avançado a passos largos e recuperado seu justo valor e assumido seu poder de escolha e decisão sobre a própria vida.

          Hoje as descendentes de Afrodite vieram para impor sua energia do amor, através da delicadeza, da docilidade e da espiritualidade, em contrapartida à energia do homem que sempre foi a da força bruta, da razão, do trabalho. Estaríamos mais perto do equilíbrio tão necessário para que cada ser vivo no planeta possa sentir que a vida é bela e que vale a pena estar nela!


        Hoje, cada vez mais as mulheres estão entendendo que nasceram para funções diferentes das do homem, mas que ambas são complementares.

       Todas  mulher  sabe que tem a percepção e a intuição muito mais desenvolvidas do que nos homens; por que não fazer então desse dom um instrumento positivo? Isso nos dá uma maior chance de acertar, pois a sensibilidade apurada, juntamente com a intuição, dificilmente levam ao erro.


     O poder feminino - o poder real mesmo - só existe quando manifestamos na matéria aquilo que trazemos na mente superior e no coração. Agindo de forma serena, com ternura, docilidade, inteligência e equanimidade, por meio de uma conduta discreta, podemos lograr  todas as conquistas alcançadas pelos homens e somar outras que eles ainda não atingiram.


       Ao mesmo tempo em que somos frágeis, possuímos um grande poder: despertamos no homem o seu instinto, podendo através do amor trazer para fora também o seu lado sensível, estimulando ao máximo os verdadeiros valores, que nem ele mesmo tem consciência que possui.   

   Cabe à mulher enaltecer as qualidades do homem, induzindo-o, num processo inteligente, a ser melhor, a praticar o bem, a ser cada vez mais sensível, gentil e ético.   

     
        Um dos maiores dons que uma mulher da Nova Era pode possuir ou compartilhar é ser capaz de enxergar, reconhecer e fazer brotar o melhor do outro. Isso chama-se  Amor!  Valorizar apenas as verdadeiras qualidades do outro e ensiná-los a superar sua sombra, seu lado imperfeito é uma função para a qual quase todas nós estamos preparadas. Não concordam comigo? Pensem nisso! Namastê!                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário